O poder de um sorriso

Dentre todas as armas que já produzimos as mais poderosas são as naturais: Sorrisos, abraços, amor, boas palavras – essas estão entre as mais importantes – e são consideradas armas no sentido de que podemos utiliza-las para combater sentimentos que nem sempre são tão bons assim.
Poderia citar aqui diversos acontecimentos em que um sorriso, transformou o dia de alguém, ou então em que uma palavra literalmente salvou a vida de uma pessoa. Isso nem de perto chegaria na totalidade do que podemos fazer com cada um dos itens acima.

Nem sempre queremos sair na sua felizes e saltitantes como se nada de ruim acontecesse por ai, e de fato, não peço, e não acredito que ninguém o faça. Mas nada o impede de dar bom dia as pessoas que cruzam seu caminho, distribuir sorrisos a estranhos – surpreendentemente você notará que na maioria dos casos eles lhe são devolvidos, e eu adoro quando isso acontece –  você também pode elogiar seus colegas de trabalho, estudo, etc; Nada disso é algo fora do comum. Mas possui um poder absurdo de mudança. Não só para quem recebe essas ações, mas principalmente para quem as exerce.
Faço agora um parêntese para contar algumas situações que percebo trabalhando e que são interessantes para ilustrar esse assunto. Trabalho na área administrativa e muitas vezes auxilio em eventos que a empresa promove, nesses eventos, existe uma parte reservada para livraria, onde eu ajudo. Fato curioso é que muitas vezes as pessoas passam na frente da livraria olhando com interesse mas sem vontade de parar, quando fico perto dos estandes normalmente cumprimento todos que passam com sorriso no rosto e isso faz com que muitas pessoas parem para olhar os livros. Acho isso incrível. Não o fato de eles pararem, mas o fato de um sorriso atrair uma pessoa até outra.
Pressupondo que você esteja perdido em um local e existam duas pessoas para quem você possa pedir informação: uma com cara carrancuda e parecendo estar brava, e a outra com ar sereno e rosto tranquilo, e quando você olha pra ela esboça um sorriso.
Não sei você, mas eu tenho minha resposta. Sei que o exemplo acima pode não ser dos melhores, mas foi o único que consegui pensar enquanto escrevia esse texto.
Mas, já é fato sabido que um sorriso transforma quem o enxerga e quem o esboça. Como diria o ditado “Rir é sempre o melhor remédio” e de fato, acredito que o riso possui além de todos os benefícios já citados, o poder curador.
Ainda sobre bons atos que podemos fazer como foi citado no texto o elogio, coloco aqui um experimento bem interessante realizado por Shea Glover:

“A artista Shea Glover desenvolveu um projeto artístico na escola em que trabalhava, em Chicago, nos Estados Unidos. Ela iria fotografar coisas que achava bonitas. Ao contar isso a alguns dos alunos e professores retratados (e filmar o resultado), percebeu que a ideia se tratava também de um experimento social sobre como nos sentimos após um elogio.”

A maneira com que as pessoas recebem os elogios são diversas, algumas ficam felizes, sorridentes, outras tímidas e outras não gostam tanto assim. Mas sugiro que você assista ao vídeo e veja por si mesmo o resultado disso:

 Portanto, só posso finalizar dizendo que se você é uma daquelas pessoas que sonha com um mundo melhor, pequenas ações transformadoras como essas são um dos primeiros passos em que você pode começar a trilhar esse caminho. Sorria, elogie, escute e procure oferecer seu melhor ao mundo, ele lhe retribuirá com o mesmo.

Até o próximo texto!

Referências: 

http://www.hypeness.com.br/2015/12/video-mostra-o-que-acontece-quando-as-pessoas-sao-chamadas-de-bonitas/
Imagem em destaque: Jimmy Page (particularmente adoro essa foto em que ele está sorrindo só um pouquinho)

1 thought on “O poder de um sorriso

  1. Olá, Gabriella.

    Embora eu não acredite e tampouco sonhe com um mundo melhor, acho que entendo e concordo – ao menos parcialmente – com seu texto, sobretudo no que diz respeito ao poder de um sorriso. Belo texto. Parabéns!

    Abraço.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *