M45

.otnela ed otelper rahlo o odnanrot
,radnirb mev sotnemele sod amos a
otnemamrif oa oiem mE

ralertse odaremolga o euges otnesI
.otnemgarf odot moc ranroda uo
,racsufo edop acimsóc arieop a meN

.alenitnes rahlo o etnA
etnapmor mun atnopsed alet aN
,alenaj alep zuler euq etnatsiD
etnatsni omsem oN

.lina luza on assemorp amU
,asserpxe litneg zul A
.lim saicnatsid ertne ,asserp meS
assevarta ohlirb ueS 

Chave: As estrofes estão estruturadas de baixo para cima, logo, é preciso colar o texto completo  no link para fazer a leitura. https://www.invertexto.com/inverter-texto  


Bônus: 

m45_lorenzi_960
Aglomerado Plêiades (crédito na imagem)

As Plêiades (M45) popularmente chamadas de sete irmãs também são conhecidas como aglomerado estelar (ou aglomerado aberto como na legenda da imagem). Figuram como, talvez, um dos mais famosos aglomerados estelares e são visíveis a olho nu mesmo com toda poluição que enfrentamos. Está também entre os objetos de maior brilho do Catálogo Messier, sendo localizada a aproximadamente 400 anos-luz, fazem parte da história de diversas culturas, existindo algumas lendas e uma vasta história do conhecimento desse aglomerado por várias civilizações.
M45 vem da catalogação feita por Messier nos anos decorridos entre 1764 e 1781 de 110 objetos do espaço profundo. Folhando as imagens do catálogo, parei por um bom tempo para encarar cada item. Qualquer um dos 110 objetos poderiam estar figurando por aqui, mas é vez das tão conhecidas Plêiades ganharem o espaço e abrirem as portas para falarmos desse assunto. Afinal, já que não dá pra fazer Maratona Messier, a gente faz o que pode.

Você pode ler um pouco mais sobre as Plêiades clicando nos links abaixo:

• Plêiades
Mitologia
M45 – O Aglomerado Estelar das Plêiades e complemento

Os feitos de Messier são incríveis e caso não conheça a história, pode encontrar mais informações no vídeo abaixo:

Por fim, a citada Maratona Messier consiste em observar o maior número possível de objetos do catálogo em uma única noite. Todos os anos, diversos astrônomos amadores montam seus equipamentos de observação para tentar a façanha. O evento também pode ser organizado por uma organização de astronomia local ou sociedade astronômica como um tipo especial de festividade. Fica a dica para uma maratona diferente do costumeiro netflix, mas igualmente, ou ainda mais prazerosa.

Você pode conferir a lista com todos objetos clicando aqui.

Referências: 

Enciclopédia do Estudante. Ciências da Terra e do Universo: Da geologia a exploração do espaço. São Paulo: Moderna, 2008.

Catálogo Messier disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Cat%C3%A1logo_Messier> acesso em 01/09/17

Fonte da imagem em destaque: constellation-guide.com/messier-objects/

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *