Links uteis

Encontrar informações nunca foi tão fácil. Temos em nossas mãos acesso aos mais diversos conhecimentos através de uma ferramenta conhecida por todos: a internet. Saber utiliza-la pode ser o real problema, afinal, uma arma além de te ajudar a ganhar a batalha também pode lhe ferir; é preciso saber utilizar e recarregar a arma do conhecimento.
Contamos com diversos portais para acessar informações que podem contribuir não apenas na parte do entretenimento, mas também construindo conhecimentos, afinal é possível aprender e se divertir sem colocar as coisas em polos opostos. Um dos meios de comunicação mais utilizados para isso é o YouTube que vem ganhando cada vez mais destaque e também os já conhecidos sites, portais que divulgam conhecimentos. Dessa forma separei alguns deles que procuram divulgar o conhecimento cientifico de maneira simples e dinâmica, além de outros links uteis (ou não) que valem o seu acesso.

SITES:

Programaê: Se você assim como eu quase destrói seu site toda vez que tenta alterar os códigos de uma página, talvez seja bom aprender um pouco sobre HTML e CSS. O site tem o objetivo de usar a tecnologia para educação e você pode aprender sobre páginas da internet, games e aplicativos, sendo guiados por portais de fácil entendimento além de um design que facilita a aprendizagem.

MEO: My English Online – MEO é curso de inglês online do Programa Idiomas sem Fronteiras. Uma iniciativa do MEC e CAPES destinado aos alunos de graduação e pós-graduação de instituições de ensino superior públicas e privadas brasileiras, para aperfeiçoar o inglês com qualidade e de forma gratuita.

Ensino a distância – O Sistema Solar: O Observatório Nacional está promovendo um curso sobre o Sistema Solar que pode ser feito online e terá duração de quatro meses. O objetivo é aproximar a ciência da sociedade por meio de um veículo eletrônico que hoje é usado por grande parte da população, a internet. As inscrições já foram iniciadas e podem ser realizadas até o mês de novembro. Os participantes interessados podem realizar provas ao final de cada módulo e receber um certificado ao final do curso. Caso ainda não tenha se inscrito clique aqui e se informe, o módulo 1 já está disponível para acesso. (temporariamente fora do ar)

Canva: Criadores de conteúdo, curiosos e qualquer um com um pouco de criatividade precisa conhecer o Canva. Nele você pode criar capa de livros, editar apresentações, criar revistas, imagens para tumblr, facebook e blogs entre muitas outras coisas. Uma vasta quantidade de layouts, fontes e ideias a distância de um clique com essa ferramenta de design.

TED: Na plataforma do TED você encontrará mais de 2.400 palestras sobre os mais variados temas e em diversos idiomas. Acolhendo pessoas de todas as disciplinas e culturas que buscam uma compreensão mais profunda do mundo um lugar para compartilhar e conhecer ideias.

YOUTUBE:

Tentei agrupar alguns canais por grandes áreas de conhecimento mas muitos mesclam entre mais de uma delas, então visite e veja quais se enquadram em seus interesses:

Filosofia, Psicologia e Comportamento: 

Alimente o Cérebro: Vídeos sobre política, filosofia, arte e astronomia. Uma ótima opção para alimentar seu cérebro.

Café Filosófico: A TV Cultura em parceria com o Instituto CPFL deseja compartilhar as ideias de grandes pensadores (as) contemporâneos. Neste canal do Café Filosófico, você encontrará transmissão simultânea do programa todo domingo às 21h, bem como o acervo das edições passadas.

Casa do Saber: Ciência, cinema, artes, filosofia, história, religião, psicologia; Conceitos de pensadores famosos e ideias para você pensar um mundo que muda todo dia.

NeuroVox: Mente, cérebro e comportamento apresentados lindamente pelo Prof.Pedro Calabrez. 

Fronteiras do Pensamento: Seria o próprio pensamento o limite para enxergarmos um novo mundo? Nomes como Zygmunt Bauman, Edgar Morin, Steven Pinker, Mia Couto, Manuel Castells, Alain de Botton e dezenas de outros convidados discutem identidade, crise contemporânea, democracia, os valores que regem o mundo atual e as fronteiras do pensamento.

História: 

Xadrez Verbal: Canal com vídeos próprios sobre História, política, atualidades e política internacional. Também é site e podcast.

HistoriAção Humanas: Aulas de História feitas com imagens para você nunca mais esquecer a lição. Mapas Conceituais, infográficos, esquemas e animações.

Aprender Inglês: 

SmallAdvantages: Gavin é um nativo americano que aprendeu a falar português sozinho e grava vídeos para ajudar quem quer aprender a falar inglês.

Cintia disse: O canal da Cíntia traz várias dicas de inglês além de ter vídeos dinâmicos e instrutivos.

Educação Financeira: 

Me poupe!: Sobra mês no fim do salário? Assista o Me Poupe! e descubra tudo o que ninguém nunca teve coragem de falar sobre dinheiro.

Cursos e palestras: 

Univesp: A Univesp TV é uma das ferramentas de tecnologia de informação e comunicação da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), e visa a formação integral do cidadão. Você encontrará cursos de História da Arte, História da Música, Astronomia, Física, Matemática entre muitas outras áreas do conhecimento.

Saber Filosófico: No canal Saber Filosófico você encontrará vídeos sobre filosofia, sociologia, religião, política e atualidades. Os temas são abordados pelas seguintes personalidades: Mario Sergio Cortella, Leandro Karnal, Clóvis de Barros Filho, Luiz Felipe Pondé, Pedro Calabrez.

Ciência, curiosidades e afins: 

Nerdologia: Não vou falar muito desse porque todo mundo conhece. Se não conhece, deveria conhecer. Sério.

BláBláLogia: Um programa informativo, com preocupação científica, mas ao mesmo tempo leve e divertido (recomendo o Top Models muuito bom)

Manual do Mundo:  Experiências, dicas de sobrevivência, o que tem dentro das coisas, pegadinhas, mágicas, apostas impossíveis de perder, desafios, explicações impossíveis, viagens imperdíveis, curiosidades e muito mais!

CrashCourse: Sociologia, ciência, mitologia e história.

SciShow: Mergulhe nos assuntos científicos que desafiam nossas expectativas e nos tornam ainda mais curiosos!

Religião e Desenvolvimento pessoal: 

SEICHO-NO-IE DO BRASIL: A Seicho-No-Ie é um ensinamento de amor, que transcende o sectarismo religioso, pois acredita que todas as religiões são luzes de salvação que emanam de um único Deus. Conheça mais sobre essa filosofia, com as diversas palestras disponíveis nesse canal, ou pelo site sni.org.br

MOVA: Voltado para o budismo, trazendo diversos temas para debate com a monja Coen. Conteúdo que inspira e mobiliza mudanças.

O Lugar: O lugar é um espaço online de transformação. Os participantes são desafiados por meio de práticas, artigos, vídeos, hangouts, conversas em um fórum, cursos e encontros presenciais nas várias frentes da vida: mente, corpo, relações, dinheiro, trabalho… Como a gente se transforma, pra valer, sem oba-oba, com o pé no chão?

Ilustrados: 

Minutos Psíquicos: Aqui você encontrará vídeos curtos sobre psicologia apresentados com ilustrações de forma simples e objetiva.

Kurzgesagt – In a Nutshell: As ilustrações por si só já prendem a atenção do inicio ao fim do vídeo, mas os temas escolhidos proporcionam ótimas reflexões e quem sabe até uma pequena crise existencial. (aúdio em inglês legendado em pt-br)

TED-Ed: Mais um pra lista das animações. Você encontrará vídeos educacionais com temas interessantíssimos muitos dos quais representam colaborações entre educadores e animadores talentosos.

Eureka! : Transmitimos ideias transformadoras para você ser a melhor versão de você mesmo, todos os dias.

DICAS AOS VESTIBULANDOS:

Para aqueles que estão na batalha do famigerado vestibular, deixarei aqui os canais que eu usava (alguns ainda uso) para estudo e que me ajudaram muito na época do vestibular, até para quem faz cursinho é um ótimo complemento:

Português: Aula livre, Mundo edu,
Matemática: nerckie, Me Salva!Matemática Rio com Prof. Rafael Procopio
Física: Stoodi, Aula livre
Biologia:Biologia Total com Prof. Jubilut
Química:Química Em Ação – Prof. Paulo ValimProfessor Fabio Bueno
História: Mundo eduHistoriAção Humanas
Filosofia: Poliedro
Geografia:Mundoedu

Página em construção.

Compartilhem o conhecimento, caso você conheça algum outro canal ou site que poderia fazer parte dessa lista comente para que mais pessoas possam acessa-lo!

2 thoughts on “Links uteis

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *