1.064 °C

Eram três da tarde quando o telefone tocou no escritório. Outra reclamação do serviço do ourives. Com aquela, já havia outras cinco na fila para serem solucionadas, sem que ele se quer botasse os pés na empresa para repensarmos a estratégia dos produtos.
“O que o cliente disse, Sr.Borges, é que não levaria o pingente justamente pela fragilidade. Ele estava com o dinheiro na mão para comprar o de ouro, mas acabou pegando um dez vezes mais barato pela resistência!! É direito do cliente e veja bem, eu faria o mesmo. O senhor conhece os clientes assim como eu, eles querem algo resistente, mas que ao mesmo tempo, não tire a delicadeza de uma peça requintada.” Reclamava o vendedor de uma das filiais. Apenas concordei e anotava cada frase. Ele estava certo.
O modelo era muito bonito e enchia os olhos, ao mesmo passo em que era aparentemente frágil, a durabilidade não era má, mas não convencia a clientela. Já tinha o meu há mais de um ano, sem enfrentar qualquer problema, mas outras pessoas que adquiriram os seus no mesmo tempo, tiveram empecilhos e precisaram trocar suas peças. De fato, nunca havíamos recebido tantas reclamações, aquela era uma má leva. Considerei a dificuldade dos trabalhos manuais, as peças eram manuseadas uma a uma. Num processo lento e detalhista. O resultado já conhecíamos, uma fina joia.

Porém, o vendedor estava certo, as pessoas gostavam de peças delicadas, mas ao mesmo tempo duradouras. Nossa peça além de frágil, mostrava pouca resistência, ou seja… Qual argumento de venda para um produto assim? A história do pente para careca precisa de alguém muito experiente para se fazer verdadeira. Coisa que nem todas nossas filiais possuíam.
Levei as peças devolvidas com defeito para o ourives no final do dia, no caminho olhava aquele frágil metal dentro do invólucro de plástico, lembrando das reclamações. Em nossa conversa ele garantiu que a próxima leva seria resistente sem grosseria, mantendo sempre a fineza pedida. Segundo ele, não havia motivo para preocupações, mas meu pé ia atrás. Teria que esperar seu trabalho ficar pronto para aceitar sua promessa. Trocamos um aperto de mão e a priori tudo resolvido.
Fui embora com as mãos vazias, pensando que tudo que queremos é algo assim, bem como aquele mísero pingente, que seja resistente e delicado.

Nota: 1.064 °C é a temperatura de fusão do ouro.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *